FERNANDO FILIZOLA E O MOVIMENTO DO AGROCULTURA. HÁ 18 ANOS!

on quinta-feira, 5 de novembro de 2020

                                                                                    

Recife é a capital nacional da cultura. São 16 ritmos diferentes e nossas artes plásticas, nesta sincronia da cultura popular. O mestre Ariano Suassuna criou o Movimento Armorial para alavancar nossa cultura sendo atualmente representados por Antônio Carlos Nóbrega e Antúlio Madureira.

Em 2002, trabalhando na cultura do Cabo junto com o multi artista Fernando Filizola e o compositor e músico Toinho Vanderlei foi criado o Movimento do Agrocultura por iniciativa do Filizola em defesa dos nossos valores e tradições.

Com o apoio total do Armando Monteiro Neto, então presidente da FIEPE, nos foram liberadas 25 cidades Pernambucanas para receber o movimento, inclusive Bom Conselho. Montamos uma caravana com 40 artistas do Cabo de Santo Agostinho, desde aboiador (Ronaldo Aboiador), passando por forró pé-de-serra, repentistas e outros segmentos da nossa cultura popular. Em torno de 60 mil pessoas assistiram nosso show do Agrocultura nas 25 cidades. Com a saída do Armando Monteiro para assumir a presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria), perdemos o nosso apoio. Não é fácil levar a boa cultura popular para qualquer região do Brasil principalmente pela falta de apoio na ausência de Secretarias de Cultura. Um bom exemplo é nossa querida Bom Conselho.

Movimento do Agrocultura parece que foi ontem e já fazem 18 anos.


   
    Fernando Filizola o principal       Toinho Vanderlei, músico e compositor
                                                 idealizador do Movimento
                                                              Agrocultura


    Abaixo teremos o CD gravado com todos os artistas do Cabo. 
    Ouça e curta nossa musicalidade.






0 comentários:

Postar um comentário