UMA TRILHA DE 400 ANOS

on segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 

Como prêmio, após comandar a 1ª Batalha dos Guararapes e expulsar os holandeses de Pernambuco, o Governador Francisco Barreto de Menezes foi nomeado o Governador Geral do Brasil com sede em Salvador, ficando como Governador de Pernambuco o paraibano André Vidal de Negreiros.

Pernambuco tinha em sua alma a independência e o André Vidal não respeitava as ordens de Francisco Barreto. Estamos em 1660 e apesar dos protestos do Francisco Barreto a coroa portuguesa ofereceu maior autonomia a Pernambuco e foi transferido para este Estado para resolver o impasse o comendador Cristóvão de Burgos e Contreiras e seu amigo e compadre o Coronel Nicolau Aranha Pacheco.

A sesmaria dos Quilombos de Pedro Papacaça, Quilombo Tupiaty de Rainha Izabel e o Quilombo de Quebrangulo foi doada a Cristóvão de Burgos e Contreiras e a sesmaria que compreendia o quilombo Castainho em Garanhuns foi doado a Nicolau Aranha Pacheco.

A trilha original que liga o quilombo de Quebrangulo até Bom Conselho ainda hoje existe e nunca foi explorada para o turismo. Nasci na Fazenda Garrincha sendo suas terras situadas ao Sul de Bom Conselho - o Rio Bálsamo divide Bom Conselho de Palmeiras dos Índios-AL e o Rio Alabary divide Bom Conselho de Quebrangulo-AL. Esta trilha foi criada a partir do Movimento Quilombola em 1595, movimento este que foi até 1695 com a morte do Zumby.

Esta foi a grande trilha da minha infância, tendo início em Quebrangulo passando pela Fazenda Larges, sempre margeando o Rio Bálsamo, passa pelo encontro dos Rios Bálsamo e Alabary, ultrapassa o Rio Alabary e se chega a Pernambuco, na Fazenda Garrincha. Após passar nesta fazenda a trilha cruza a Fazenda Cacimbinhas, dos descendentes de tio Cazeza e desemboca na estrada que liga Lagoa da Pedra - terra da preguiça gigante – até Rainha Izabel - Quilombo Tupiaty. Da Rainha vai pela estrada do Taquary até Bom Conselho. 40% dessa trilha nunca passou um carro, sendo seu percurso feito a cavalo.

Estou em contato com o produtor cultural Carlos Alberto para elaborar um projeto e apresenta-lo ao prefeito de Quebrangulo, o primo Marcelo Lima, para ser criada a 1ª Cavalgada da Integração Quebrangulo/Bom Conselho. São duas cidades com a mesma história e famílias.

Uma pergunta para os jovens: qual foi o cidadão que foi prefeito de Quebrangulo e posteriormente prefeito de Bom Conselho?

Não podemos esquecer nosso passado e foi por essa trilha que em 1911 Quebrangulo invadiu Bom Conselho com 300 homens em apoio a Dantas Barreto. Aqui não houve eleição e todas as urnas foram queimadas. Na trilha encontramos o cemitério das Larges, construído por Frei Caetano de Messina para atender a demanda dos que morreram de cólera numa grande epidemia em 1865, aproximadamente. O cemitério de Quebrangulo também foi construído por Frei Caetano de Messina. Esta trilha, com certeza, é uma das mais antigas de Pernambuco. Só falta você conhecer.

Parabenizo o primo Marcelo Lima, prefeito de Quebrangulo por quatro mandatos, pelo extraordinário trabalho de resgate da cultura em seu município como: Criação do Museu e recuperação dos prédios históricos. Com seu apoio teremos no próximo Carnaval de Zé Puluca a presença do Maracatu Nega de Costa, um bloco com mais de 100 anos. Autêntico representante da Cultura quebrangulense.


0 comentários:

Postar um comentário