A AMIZADE DO CEL. ZEZÉ ABÍLIO COM VIRGULINO LAMPIÃO

on quarta-feira, 1 de julho de 2020

José Roberto Pereira

 

Segundo o historiador, filho de Garanhuns, Antônio Vilela de Souza (incrívelmundo@hotmail.com) o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião tinha uma atenção especial por Bom Conselho-PE, principalmente aos Cel. Zezé Abílio.

Durante a década de 20 do século passado, as irmãs de Lampião e seu irmão mais novo Ezequiel Ferreira da Silva, o Ponto Fino, tinham residência em nosso município sob a proteção do Cel. Zezé Abílio. Lampião quando vinha a Bom Conselho assistia filmes no Cine Rex. Na companhia do Cel. Zezé Abílio visitou Recife, conheceu Olinda, andou de bonde, conheceu praias e consultou um médico oftalmologista.

Cel. José Abílio

O meu grande amigo, já falecido, José Marcolino Alves, compositor de músicas como Casa de Reboco, Cacimba Nova, Boca de Caieira, dentre outras, era um fã incondicional de Lampião e para tirar dúvidas sobre a data de nascimento do Virgulino, ele me presenteou com uma cópia da certidão de nascimento dele. É importante observar que durante a Guerra do Paraguai, como o Brasil não possuía um bom exército regular de linha, o Imperador D. Pedro II, através de Decreto Lei, criou os Voluntários da Pátria. Esses voluntários eram em sua maioria formada pela comunidade negra, aos quais era prometida sua liberdade se fossem servir na Guerra do Paraguai, através dos Voluntários da Pátria. A responsabilidade desses regimentos ficava sempre com um Major ou Coronel da Guarda Nacional e eram localizadas no interior dos estados nordestinos.


Virgulino Ferreira da Silva (Lampião)

Com o término da Guerra, estes voluntários voltaram para sua origem, sem emprego, sem dinheiro, sabendo apenas manusear bem a sua arma. Estes ex-voluntários passaram a servir sobre as ordens de algum Coronel, alugando sua arma nesta guerra de fronteiras, pela posse da Terra entre fazendeiros dos sertões nordestinos. Organizaram-se também em bandos e passaram a ser chamados de cangaceiros. Existem algumas versões sobre o nome cangaço. Alguns historiadores afirmam que o nome vem da canga de boi, ou seja, o cangaço era uma amarração “de vida muito forte entre o ex-voluntário e o dono das terras”. Cangaço também é conhecido no Nordeste como os restos do gado bovino comido pelo urubu. No final do século XIX, o mais importante cangaceiro foi Jesuíno Brilhante.

No início do século passado tivemos Antônio Silvino o “Rifle de Ouro”. O mais importante de todos eles foi, Virgulino Ferreira da Silva.

Existem algumas dúvidas sobre a data correta do nascimento de Lampião e, para tirar estas dúvidas, passamos a transcrever o original dessa certidão de nascimento (continua na próxima edição).


0 comentários:

Postar um comentário