Seu nome: Izabel - Princesa ou Rainha? Eis a questão!

on segunda-feira, 17 de agosto de 2020

 

TRIBUNA LIVRE

José Roberto Pereira

 pereiraoliveira895@gmail.com


CRIAÇÃO DO DISTRITO DE PRINCESA IZABEL

LEI 35


O Prefeito de Bom Conselho: Faço saber que à Câmara de Vereadores decretou e eu sanciono a seguinte resolução:

            Art.1: Apoiada nos artigos 103/123 alínea VIII da Constituição Estadual, resolve criar o Distrito de Princesa Izabel.

            Art.2: O novo Distrito limitar-me-á, pelos pontos seguintes: Ao lado, este partirá da barra do Riacho Alabary, onde despeja no Rio Bálsamo, subindo por este para o lado norte, até a barra do Riacho Seco, daí rumo à Fazenda Traipú rumo ao Riacho Pirauá, passando pela Fazenda Escuta, daí subindo em direção a Fazenda Alabary, de propriedade de Aurino Tenório da Fonseca, daí subindo pela cordilheira, pegando a Fazenda Mata Verde: ao oeste da Fazenda Mata Verde, descer em direção a Fazenda Grutão, seguindo pela Fazenda Floresta, e daí a Fazenda Olho D’água, donde segue pela serra a encontrar a linha do telegrafo, dividindo-se pela mesma até a Fazenda Barra Nova na divisão com o Estado das Alagoas; ao sul descendo pela Fazenda Mulungu, dividindo-se com o Estado das Alagoas, até o Rio Bálsamo, descendo pelo mesmo rio até o ponto de partida.

Parágrafo Único – São respeitados os limites dos distritos policiais e as atividades das suas autoridades.

            Art.3 Revogam-se as disposições em contrário.

 

Prefeitura Municipal de Bom Conselho, em 29 de novembro de 1948.

José Abílio de Albuquerque

Prefeito

 

Paróquia de Santa Izabel da Hungria

Detalhes a considerar:

1. Conforme se observa no Decreto, Izabel é escrito com “Z” e não com “S”;

2. O verdadeiro fundador do distrito, o que teve a ideia inicial foi Pe. Alfredo Pinto Dâmaso, não só pela passagem dos 50 anos da abolição (1888/1938) como em retaliação contra o Taquary Novo porque esta localidade conseguiu os votos necessários na vitória do Cel. Zezé Abílio em 1936 contra o Pe. Alfredo, pela Prefeitura de Bom Conselho. Vale salientar que o quilombo onde hoje é as terras do Distrito foi o segundo em importância. Era o quilombo dos Macacos ou Tupiaty;

3. Este nome jamais poderia ser mudado. Este nome foi mudado por um Prefeito no início da década de 60, e foi o mesmo que colocou abaixo o nosso Cine Rex, transformando-o num chiqueiro (desculpem-me os porcos) que é o açougue de Bom Conselho;

Pe. Alfredo Pinto Dâmaso

Ex-capitão Capelão da Revolução 1930, amigo de Getúlio Vargas e Juarez Távora

Foi um dos maiores defensores dos índios Xucurús e Fulniôs

Fundador do Distrito de Rainha Izabel – Bom Conselho-PE


4. Pesquisando na prefeitura, não encontrei nenhum documento oficial passando o nome de Princesa para Rainha. Encontrei o Projeto Lei transformando-a em Distrito com o nome de Princesa Izabel.

5. Conversando com conterrâneos mais velhos, os mesmos informaram que o Prefeito alegando já ter um município da Paraíba com o mesmo nome de Princesa Izabel, ele promoveu Princesa a Rainha no chute, promoção pessoal, sem verificar o contexto histórico sobre as Rainhas de Portugal.

6. Parabenizo quem pintou de verde a placa da entrada da Rainha na Rodovia Frei Caetano de Messina. Foi pintada a palavra “povoado”. Deixamos de ser povoado em 25/11/1948, ou seja, a 71 anos atrás.

 

Com a palavra, as lideranças da Rainha, como Pároco, Vereador e comerciantes. Seria importante colocar uma nova placa, informando detalhes da nossa querida Princesa, hoje Rainha.

0 comentários:

Postar um comentário